sexta-feira, 10 de julho de 2009

APNs Participam do CONENC

Foi aberto na quarta-feira, 8, iní­cio em São Luí­s, no estado do Maranhão, o 6º Congresso das Entidades Negras Católicas (CONENC).
O encontro, que prossegue até amanhã, 11, reuni cerca de 200 pessoas entre membros da Pastoral Afro; GRENI; Formandos Negros; IMA e APNs.

O Congresso refletindo a caminhada da Pastoral Afro no Brasil com base nos documentos de Medelle­n de 1968 e de Aparecida, 2007. Varios temas estão sendo debatidos nestes dias entre eles a questão quilombola, inter-religioso, em uma das mesas o coordenador de formação dos APNs, João Pio, fez uma provocação aos presentes sobre "qual é o rosto negro da Igreja?" apartir desse questionamento os participantes fizeram varias ponderações nos vários grupos.
Outro tema muito refletido na quinta-feira, é a situação da população afrobrasileira em termos sociais e de evangelização. Na manhã desta sexta-feira, após a oração da manhã cordenada pelos regionais da CNBB no Sul do Brasil, as reflexões giraram em torno do diálogo com as religiões de matriz africana.
O encontro que termina amanhã esta sendo enriquecido pelas manifestações culturais da população negra das diferentes regiões do Brasil, sobretudo pelas manifestações do povo maranhense que acolhe os delegados do encontro, com destaque também para um momento de reflexão teológica conduzida pelo presidente responsável pela Pastoral Afro, dom João Alves dos Santos.

______________________________
Nuno Coelho
Presidente do Conselho da CONE
Coord. Estadual dos APNs/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário